terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Passado é retratado em tapumes

BLOG O MURAL: Uma dupla de artistas plásticos de Porto Feliz, interior de São Paulo, começa o ano com o olhar no passado. O desejo de disseminar a história da cidade motiva o trabalho de Marcelo Santos e Fernando Aragão dos Santos, ambos de 24 anos. Eles aproveitaram a instalação de tapumes ao redor do Museu Histórico e Pedagógico das Monções para pintar painéis com fotos antigas do município.

“Decidimos fazer uma intervenção cultural naquele lugar para lembrar as pessoas de como é importante resgatar o passado”, explica Fernando. O trabalho é feito manualmente, com pincéis e tinta. “Queremos enfatizar os detalhes de cada uma das obras”, comenta.

Ao todo, seis imagens antigas serão reproduzidas pelos artistas. Os tapumes foram implantados pela Prefeitura Municipal de Porto Feliz que, segundo a dupla, deverá iniciar um processo de revitalização no prédio em breve.

Os jovens estimam que o trabalho nos painéis deva durar todo o mês de janeiro. “Este trabalho é voluntário e motivador. As pessoas param para conversar conosco”, declara Fernando, que completa dizendo que, no primeiro dia, um senhor passou pelo local e se emocionou ao reconhecer a imagem retratada. “Essa foi a melhor época da cidade e eu vivi isso”, teria dito.

As histórias contadas pelos moradores servem de inspiração e motivação para a dupla, que pretende elaborar outros trabalhos como este pela cidade durante o ano. “A intenção é atingir o máximo de espaços urbanos possíveis e alegrar os moradores”, antecipa.

A dupla finaliza convidando a todos para visitarem os tapumes e conhecerem um pouco mais da história da cidade. “Ver as pessoas parando, olhando e gostando é muito emocionante”, conclui. O trabalho dos artistas plásticos pode ser conferido na Praça Coronel Esmédio, no Centro.


Por: Adriane Souza, no G1

Sem comentários: