quarta-feira, 29 de maio de 2013

A queda de um avião no Jardim São Guilherme deixa dois mortos.

BLOG O MURAL:  Via SMetal.


Foto: Foguinho\Imprensa SMetalAmpliar
A aeronave de pequeno porte ficou completamente destruída após cair na rua Belmiro Moreira Soares
A aeronave de pequeno porte ficou completamente destruída após cair na rua Belmiro Moreira Soares
A queda de um avião anfíbio, ocorrida nesta quarta-feira, dia 29, por volta das 15h40 no Jardim São Guilherme, zona norte de Sorocaba, causou a morte de piloto e co-piloto. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada.
A aeronave de pequeno porte ficou completamente destruída após cair na rua Belmiro Moreira Soares, a cerca de 300 metros de uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Com o choque, o avião pegou fogo, que foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros.
As chamas também atingiram 50% de uma casa, mas nenhum morador ficou ferido. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 13 viaturas e 28 homens foram designados para atender a ocorrência. Além dos bombeiros, Polícia Militar, helicóptero Águia, Guarda Civil Municipal e Samu foram ao local.
Em entrevista coletiva, o secretário de segurança comunitária de Sorocaba e chefe da Defesa Civil da cidade, Roberto Montgomery, afirmou que o avião de prefixo PPXLR decolou do aeroporto de Sorocaba às 15h23 e seguia em direção a Jundiaí, mas caiu logo após a decolagem.

Causa desconhecida

Montgomery disse desconhecer a causa do acidente e não soube responder se a aeronave passou por manutenção em oficinas instaladas em Sorocaba instantes antes da decolagem. "Estamos tentando contato com o hangar de onde o avião saiu, que é a Conal, para saber de mais informações. Mas até agora não sabemos nem qual era o modelo da aeronave, apenas que era um hidroavião", declarou.
Equipes da perícia da Polícia Civil chegaram ao local do acidente por volta das 17h20.
Em nota, o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) explica que a investigação das causas do acidente será realizada pela Aeronáutica por meio do Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes).

Trânsito complicado

A queda do avião atraiu dezenas de curiosos. Para evitar riscos de novo incêndio, a CPFL, a pedido dos Bombeiros, cortou a energia do bairro por cerca de 30 minutos. Com os semáforos apagados, o trânsito ficou bastante complicado nas imediações do acidente até a avenida Edward Fru Fru Marciano da Silva.

 Imagem
 Queda de avião atraiu a atenção de dezenas de curiosos


Imagem
 Aeronave ficou completamente destruída pelo fogo


Imagem
 Causas do acidente serão investigadas pela Aeronáutica


Imagem
Com o choque, o avião pegou fogo, que foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros

Sorocaba: caso envolvendo a professora que levou um tiro.

BLOG O MURAL:  Prefeitura trata crime  como 'caso isolado', mas mesmo assim a Guarda Civil Municipal garante que vai reforçar o patrulhamneto nos arredores da escola. Veja a reportagem do Cruzeiro do Sul.
 Jornal Cruzeiro do Sul
César Santana
cesar.santana@jcruzeiro.com.br
programa de estágio

A Prefeitura de Sorocaba considera o caso envolvendo a professora que levou um tiro em frente à Escola Municipal José Mendes, no Jardim Hungarês, na zona norte da cidade, no início da noite da última segunda-feira, 27, uma situação isolada sem nenhuma relação com o âmbito educacional ou violência no ambiente escolar. Essa foi a postura adotada no discurso do secretário de Segurança Comunitária de Sorocaba (Sesco), Roberto Montgomery Soares e reforçada pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Benedito Zanin e por representantes da Secretaria da Educação (Sedu) em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem no Palácio dos Tropeiros. Apesar disso, o comando da GCM garantiu que irá reforçar as patrulhas nas proximidades da escola pelo menos enquanto a Polícia investiga o caso e procura pelo autor do disparo.

Segundo Montgomery, a escola em questão não apresenta registros anteriores de problemas semelhantes. "Aquela escola não tem indício nenhum deste tipo de situação. Além disso, o fato ocorreu fora da escola, num momento onde não havia nenhuma criança presente", afirmou. Para ele, trata-se de uma fatalidade que ocorreu por acaso naquele ponto. "É um fato isolado que poderia ocorrer em qualquer via pública. O autor do crime estava focado no roubo do veículo". Montgomery fez questão de destacar a todo momento que o fato não tem relação com o ambiente escolar, e que trata-se de um ato criminoso fora deste contexto.

O crime aconteceu por volta das 18h30, ou seja, após o encerramento do período letivo do dia. A professora do ensino fundamental Elaine Aparecida Kercher de Menezes Goroy, de 46 anos, foi abordada por um homem armado que teria exigido que ela entregasse a chave de seu veículo, um Honda CR-V. Assustada, Elaine teria tentado fugir para o interior da escola, porém foi atingida na cabeça por um disparo. De acordo com a assessora técnica da Sedu, Úrsula Jacinto Medeiros, Elaine cumpria horário de trabalho pedagógico coletivo, o chamado HTPC que consiste em uma reunião entre professores e demais profissionais da educação da unidade de ensino que acontece periodicamente em todas as escolas.

Diante da situação, o comandante da GCM Benedito Zanin informou que além de reforçar o patrulhamento na região da escola, serão disponibilizadas viaturas para promover a segurança dos profissionais da educação durante os horários que excedem a carga letiva. "O horário de HTPC contará também com uma viatura da GCM na porta das escolas", resumiu. Para isso, a Sedu está providenciando um levantamento com os horários. Segundo Zanin, a intensificação do patrulhamento específico para manter a segurança na escola já foi colocado em prática. Contudo, as rondas nos demais pontos do bairro e da região seguirão a rotina normal. O comandante da GCM explicou ainda que são mantidas patrulhas para a escola diariamente. "As rondas ocorrem no período da manhã e da tarde em horários alternados". De acordo com ele, a unidade tem um "perfil tranquilo".

Questionado sobre um possível registro de câmeras de videomonitoramento que estariam colocadas na unidade do Sabe Tudo, que é anexa à escola, Roberto Montgomery confirmou que o sistema está desativado devido ao vencimento do contrato entre a Prefeitura e a empresa prestadora do serviço. O titular da Sesco não soube prestar informações em relação ao processo de licitação para recolocar o sistema em atividade, mas garantiu que ele funcionará de maneira ampla. "Todas as escolas municipais terão o serviço. O sistema será integrado ao nosso centro de operações", disse. Montgomery reforçou ainda que qualquer tipo de informação sobre o caso pode ser passada por meio do Disk Denúncia, através do número 181 e também nos números 199 e 190, que correspondem respectivamente à Defesa Civil e Emergência.

A Prefeitura garantiu ainda estar prestando assistência à vítima. "Nos deixamos à disposição para todo o encaminhamento necessário dela enquanto servidora pública", disse o secretário de Gestão de Pessoas, Rodrigo Maldonado. (Supervisão: Adalberto Vieira)

domingo, 26 de maio de 2013

Dez imagens que ficaram famosas na história recente

BLOG O MURAL:  Enviado por luisnassif, dom, 26/05/2013 - 15:00
Por Thiago Luiz
A famosa foto da National Geographic tirada no ano de 1985, é conhecida mundialmente como: A Monalisa Afegã. 17 anos depois, o fotógrafo Steve MacCurry, por meio de técnicas de identificação da íris(única em cada ser humano), consegui localizar o paradeiro de Sarbhat Gula. Ela foi fotografada novamente e nunca havia visto a foto original em 30 anos.  
A capa da revista Rolling Stones de 22 de Janeiro de 1981, foi tirada pela renomada fotógrafa Annie Leibowitz. John Lennon seria assassinado no dia 8 de Dezembro do mesmo ano. 
Revista Esquire, Abril de1968.Muhammad Ali, atravessado por seis flechas com o título : " A paixão de Muhammad Ali".Essa foto foi tirada logo depois da recusa de Ali de servir ao exército. Por esse motivo, teve seu título de campeão mundial retirado.Ali é retratado como São Sebastião.
National Lampoon, Janeiro de 1973. A satírica revista norte-americana, tinha o intento de chocar e chamar a atenção: "Se você não comprar essa revista, vamos matar o cachorro".

Revista Time, Junho de 1968.Embora não seja uma foto e sim um trabalho do artista plástico Roy Lichtenstein, tem um impacto muito forte. Essa edição apareceu logo após o assassinatos de Martin Luther King e Robert Kennedy e apelava sobre restrições legislativas à venda de armas nos EUA.

Life, edição especial.Tirada em 1969 por Neil Armstrong fotografando Buzz Aldrin.

Polêmica edição da revista the Economist. Tirada em setembro de 1994, tinha como título: "o problema com as fusões".

sábado, 25 de maio de 2013

A lista das 10 fotografias mais famosas da história

BLOG O MURAL: Enviado por luisnassif, sab, 25/05/2013 - 15:02
Por Dê
Da Revista Bula
Para se chegar ao resultado fiz uma compilação de listas publicadas por sites especializados em fotografia, cultura pop e história. O objetivo de minha pesquisa era identificar quais eram as 10 fotografias mais famosas de todos os tempos. Participaram do levantamento as publicações: Photographium, World’s Famous Photos, Life, Digital History, Listverse, Al Fotto, Tripwire Magazine, Photo Net, Photography Schools Online, The Pulitzer Prizes e World Press Photo. Eis, em ordem classificatória, as 10 fotografias selecionadas baseadas no número de citações das publicações pesquisadas.
1 — Os Beatles atravessando a Abbey Road (1969)
Os Beatles atravessando a Abbey Road
Uma das fotografias mais famosas da história foi feita no dia 8 de agosto de 1969. A fotografia que imortalizou o fotógrafo escocês Iain Macmillan foi tirada do lado de fora dos estúdios Abbey Road, em Londres. Foram feitas seis fotos. Reza a lenda que o fotógrafo só teve dez minutos para clicar os músicos atravessando a faixa de pedestres da famosa rua londrina. Lennon teria dito: “Vamos tirar logo essa foto e sair daqui, deveríamos estar gravando o disco e não posando pra fotos idiotas”. McCartney aparece de pés descalços na fotografia, fato que alimentou a lenda de que ele estaria morto, vítima de um acidente de carro três anos antes. Fotografia: Iain Macmillan
2 — Einstein mostrando a língua (1951)
Einstein mostrando a língua
Einstein acabara de ser homenageado por seu aniversário de 72 anos. Diante da perseguição dos fotógrafos e repórteres que pediam que fizesse uma pose, mostrou a língua para demonstrar seu descontentamento com o assédio. Embora essa versão tenha sido confirmada pelo fotógrafo, existem outras teorias e hipóteses menos críveis, por exemplo, um suposto protesto antibomba atômica.Fotografia: Arthur Sasse
3 — Menina afegã (1984)
Menina afegã
Sharbat Gula tinha 12 anos quando foi fotografada durante uma reportagem da “National Geographic” sobre a ocupação soviética no Afeganistão. Se tornou uma das fotografias mais conhecidas do mundo. Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry, autor da fotografia, reencontrou Gula, então, com 30 anos, numa região remota do Afeganistão. Ela não tinha a menor ideia do impacto que sua foto causou na civilização ocidental. Fotografia: Steve McCurry
4 — O beijo da Times Square (1945)
O beijo da Times Square
Fotografia imortalizada pela revista “Life”. Durante o anúncio do fim da guerra contra o Japão, em 14 de agosto de 1945, o fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um marinheiro beijando uma jovem mulher de vestido branco. A mulher foi identificada mais tarde, na década de 1970, como Edith Shain. A identidade do marinheiro permanece desconhecida e controversa. Mas está é apenas uma das versões. Fotografia: Jeff Widener
5 — Che Guevara — Guerrilheiro Heroico (1960)
Che Guevara — Guerrilheiro Heroico
Guevara participava de um memorial às vítimas de uma explosão de barco que matara 136 pessoas, quando foi fotografado por Alberto Korda, em 5 de março de 1960. Embora a autoria seja de Korda, a foto foi imortalizada pelo artista irlandês, Jim Fitzpatrick, que criou uma estampa em monotipia baseada na foto e a colocou em domínio público. Fotografia: Alberto Korda
6 — Massacre da Praça da Paz Celestial (1989)
Massacre da Praça da Paz Celestial
A imagem mais famosa da revolta estudantil chinesa de 1989. Um jovem solitário e desarmado invade a Praça da Paz Celestial e anonimamente faz parar uma fileira de tanques de guerra. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos até hoje. Em 2000, o rebelde desconhecido foi eleito pela revista “Time” como uma das pessoas mais influentes do século 20. Fotografia: Jeff Widener
7 — Phan Thi Kim Phúc (1972)
Phan Thi Kim Phúc
Ganhadora do Prêmio Pulitzer em 1973 e a mais famosa fotografia de guerra de todos os tempos. Kim Phuc (a garotinha nua) corre ao longo de uma estrada perto de Trang Bang, no sul do Vietnã, após um ataque aéreo com napalm. Para sobreviver, Kim arrancou a roupa em chamas do corpo. Fotografia: Nick Ut
8 — Execution of a Viet Cong Guerrilla (1968)
Execution of a Viet Cong Guerrilla
Ganhadora do prêmio Pulitzer, a fotografia mostra Nguyen Ngoc Loan, chefe da polícia sul-vietnamita, disparando sua pistola contra a cabeça de Nguyen Van Lem, oficial Vietcong, em Saigon. Embora chocante, a fotografia não conta toda a história. O homem assassinado havia matado uma família.Fotografia: Eddie Adams
9 — Autoimolação (1963)
Autoimolação
Em 11 de Junho de 1963 durante uma manifestação na cidade de Saigon, Vietnã, contra a política religiosa do governo, o monge budista vietnamita Thich Quang Duc ateou fogo em seu próprio corpo em um processo de autoimolação. Thich Quang Duc virou um mártir da resistência à guerra na Ásia.Fotografia: Malcolm Browne
10 — Mãe migrante (1936)
Mãe migrante
Um ícone da Grande De­pressão e uma das fotos mais famosas dos Estados Unidos. Florence Owens Thompson, 32 anos, desolada por não ter comida para alimentar os filhos. Jor­nalistas americanos passaram décadas tentando localizar a mãe e seus sete filhos. No final dos anos 1970 ela foi encontrada, não prosperara muito. Vivia em um trailer. Fotografia: Dorothea Lange

Bolsa família, carapuça e os abastados

BLOG O MURAL:  Uns dos maiores símbolo das políticas sociais do governo Lula, o programa Bolsa Família já recebeu todo o tipo de ataques da turma do contra, da oposição (quando foi criado e recebe ainda, só que mais velada), da mídia nativa recebe ataque quase que diariamente

É odiado por algumas pessoas (principalmente do Sul e Sudeste do país), que veem nele um grande curral eleitoral formado por uma multidão de seres imprestáveis, porque são, além de, na maioria nordestinos, vagabundos que escolheram viver da "Bolsa Esmola" do que trabalhar duramente, como fazem os homens de bem. Mas não diz o mesmo quando a esmola saí do BNDES e vai para os bolsos dos ricaços graúdo do mundo dos negócios as vezes até ilícito.

Neste ano o Bolsa Família completa dez anos de funcionamento. Com recorde de transferência de renda para famílias pobres no mundo. Tirou dezenas de milhões de seres humanos da miséria, fez outro tanto ascender socialmente, preparou profissionalmente centenas de milhares, e propiciou educação para um número significativo de crianças. Além de proporcionar um gaz nas economias de muitas cidades pequenas do interior do Brasil.

Por tudo que fez virou modelo para várias organizações internacionais e para vários países com os mesmos imensos problemas de desigualdade econômico/social do Brasil, e será sem sombra de duvida o projeto que dará a Lula o premio nobel da paz. 

As consequência dos boatos criminosos da semana passada, dando conta que o governo extinguiria o programa, mostraram a sua importância para o país e a dimensão que ele assumiu.

A Folha, em editorial, cobrou do seu candidato, Aecinho, o fim do Bolsa Família. Infelizmente, o jornalão não está sozinho nessa cruzada.  E quando alguém diz que a oposição, já saem gritaria pelos órgão de imprensa aliados de que o PT está politizando a questão, mas na verdade a carapuça serviu e eles usam, mas querem passar para população mais leiga que não.

O Bolsa Família, ao mesmo tempo que ajuda tanta gente, incomoda alguns poucos - ricos e poderosos, principalmente; preconceituosos, especialmente.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, falou sobre o programa no programa de rádio "Bom Dia, Ministro", da EBC. O seu didático relato está sintetizado na notícia abaixo, da Agência Brasil:

Ministra diz que 70% dos 
beneficiários do Bolsa Família trabalham, 
mas renda é insuficiente

Mais de 70% dos beneficiários adultos do Programa Bolsa Família trabalham, mas, mesmo assim, continuam dependentes do benefício por não obterem, somente com seus esforços, o dinheiro necessário para sustentar a família. O dado foi fornecido pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. O programa federal de transferência de renda completa neste ano dez anos de funcionamento. 
De acordo com a ministra, é errado pensar que as pessoas beneficiadas pelo Bolsa Família são pobres porque não trabalham. “Muitos inclusive trabalham no campo e até mesmo têm sua terrinha, mas não conseguem tirar dela o sustento da família. Mesmo nas cidades, há muita gente que não teve condições de estudar e de participar de um curso de qualificação profissional”, disse a ministra, ao participar, na terça-feira, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços. 
Ao comentar os transtornos causados pela onda de boatos de que o governo federal iria extinguir o Bolsa Família, a ministra foi enfática. Segundo ela, o governo nunca havia tido problemas com a execução do programa, que beneficia 13,8 milhões de famílias e que, neste ano, quando completa dez anos de existência, conta com um orçamento de R$ 24 bilhões. “Esse é um dinheiro que circula e fortalece a economia de cada uma das unidades da Federação, dinamizando o comércio e a indústria. Se o programa beneficia as famílias carentes diretamente, também ajuda a aquecer toda a economia”, comentou a ministra, rebatendo críticas ao programa, classificado por muitos como “assistencialista” e “eleitoreiro”. 
Tereza Campello argumentou que o Programa Brasil sem Miséria, do qual o Bolsa Família faz parte, prevê uma série de investimentos públicos na qualificação profissional dos beneficiados por programas sociais, “exatamente para que não seja apenas a transferência de renda o apoio que damos para que a população saia da extrema pobreza”. 
De acordo com a ministra, a ampliação do Bolsa Família garantiu que 22 milhões de brasileiros deixassem a situação de extrema pobreza. “Agora, temos um grande desafio, que é levar qualificação profissional e oportunidades para essas famílias que querem melhorar sua situação”, disse a ministra. 
Segundo ela, mais de 450 mil trabalhadores de todo o país já se matricularam ou estão frequentando os cursos de qualificação oferecidos por entidades como o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e os institutos federais de ensino por meio do Programa Nacional de Aceso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Estão sendo oferecidos cursos de excelência e o público tem atendido ao nosso chamado e participado”. 
Ainda respondendo às críticas ao programa, a ministra disse que os dados de acompanhamento do programa indicam que o dinheiro é bem gasto pelas famílias. “Em 93% dos casos, o recurso é pago às mulheres, mães de famílias. E nossos indicadores apontam que ele é gasto em comida, remédios, material escolar, roupas e calçados. Não temos nenhum tipo de indício de que o recurso seja desviado”, comentou.
Tereza Campello disse que o Bolsa Família superou as críticas feitas no início de operação e atualmente é um programa reconhecido em todo o mundo como referência de política pública bem-sucedida. “Hoje, a maior parte da população reconhece os avanços, não só quanto à melhoria da renda, mas também por levar as crianças às salas de aula”, explicou. 
De acordo com a ministra, o balanço do Bolsa Família é favorável com relação à educação. “Nestes dez anos de existência do programa, as crianças beneficiadas tiveram uma redução muito grande no percentual de evasão das escolas. E não só estão abandonando menos a escola, como conseguiram chegar a um desempenho igual às demais [da rede pública], repetindo menos de ano. Isso é uma prova de que o programa está no caminho certo”, garantiu.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Álcool não é droga. Afinal, droga é aquilo que o outro usa



BLOG O MURAL: Via blog do Sakamoto 

Um lobby de deputados federais está pressionando por mudanças no projeto de lei 7663, de autoria do deputado Osmar Terra (PMDB-RS), considerado por muitos especialistas em psicoativos como um tremendo retrocesso na política sobre drogas por punir ainda mais o consumidor e gerar um clima de medo. Mas não é um lobby para vetar o projeto ou torná-lo mais coerente com uma sociedade que respeite as liberdades individuais de seus cidadãos, mas sim para excluir dele a proposta de inserir nos rótulos de bebidas a informação de que o consumo excessivo de álcool pode causar danos à saúde, como ocorre hoje com o tabaco industrializado.
Sobre isso, conversei com o antropólogo Mauricio Fiore, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP), autor de diversos trabalhos sobre uso de substâncias psicoativas e um dos maiores especialistas brasileiros no tema.
O que está mais associado a danos sociais e familiares: o álcool ou a maconha?Sob diversos pontos de vista, o consumo de álcool.
O que está mais associado a danos ao organismo: o álcool ou a maconha?
Essa é uma questão mais complexa, com decisivas variações individuais. Mas, de forma geral, o álcool está associado a um número maior de doenças e, além disso, a danos causados indiretamente, como atos violentos e acidentes de carro.
O que está mais associado a danos às contas públicas por conta de gastos com atendimento médico: o álcool ou a maconha?
Álcool, sem dúvida.
Por que, então, há um lobby de parlamentares em curso para retirar a obrigação de incluir nos rótulos de bebidas alcoólicas advertências sobre os problemas à saúde causados por elas?
Com certeza, isso passa pelo lobby da indústria do álcool e seus ganhadores indiretos, como o mercado publicitário. Dessa forma, nos afastamos da possibilidade de pensar uma legislação e políticas públicas que abarquem, a partir de diversas evidências, todas as drogas psicoativas. Continuamos tratando o álcool como se não fosse uma delas. Afinal, droga é aquilo que o outro usa.
O Brasil caminha na contramão do mundo com o projeto de lei que aumenta a punição a usuários de psicoativos?
Sem dúvida. No Congresso Internacional sobre Drogas, que aconteceu em Brasília no início de maio, os convidados internacionais, entre eles o ex-presidente colombiano Cesar Gaviria, ressaltaram como o Brasil, caso aprovado o Projeto de Lei 7663, estará na vanguarda do retrocesso em política de drogas. Os dois principais pontos do PL, o aumento de penas para os crimes relacionados às drogas ilícitas e a facilitação da internação contra a vontade, vão na contramão de tudo que os países mais democráticos têm feito. Além disso, drena recursos da saúde pública para privilegiar a internação – o modo mais radical de tratamento – em comunidades terapêuticas privadas, cuja qualidade, a eficácia e, principalmente, a laicidade, são muito questionáveis.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Abismo que separa Aécio da realidade é o mesmo que separa o tucanato do povo brasileiro


BLOG O MURAL:  José Dirceu PT, faz dura critica ao PSDB e ao seu mais novo presidente Aécio Neves, lei o texto abaixo:

Ontem, no Globo, o presidenciável Aécio Neves (PSDB) foi contemplado, como sempre, com uma entrevista com o título sugestivo “O PT se contenta com a administração da pobreza” , indicando bem o DNA tucano contra os pobres.

Aécio se “esquece” da criação de 20 milhões e empregos, sem falar no crescimento do empreendedorismo e da microempresa e da formalização do trabalho nos 10 anos de governo petista. E também do crescimento da renda e dos salários, benefícios sociais e aposentadoria acima da inflação na última década.

Isso é uma heresia par a doutrina elitista tucana. Basta ler o trecho no qual Aécio anuncia o que todos já conhecemos pelos oitos anos do governo FHC: trazer inflação ao centro da meta de 4,5%, não importando as consequências e a realidade, com juros altos, corte nos gastos e superávit pleno mesmo com a economia mundial em recessão, com a guerra cambial e comercial liberada.

E, diante da política monetária expansionista nos EUA e no Japão, Aécio promete câmbio flutuante. Ou seja, recessão e destruição de nossa indústria já atacada pela concorrência predatória e desleal num mundo onde o protecionismo cresce.

Na era FHC, o câmbio era fixo, vocês lembram que um dólar valia um real. A dívida pública dobrou com relação ao PIB, a carga fiscal cresceu 7% do PIB, o país quebrou duas vezes e foi de pires na mão ao FMI.

O Brasil não pagava sua dívida e não fazia superávit. Tudo isso vendendo a preço de banana o patrimônio público naquilo que ficou para a história como a Privataria Tucana. Nos legou um país com baixo crescimento, alta inflação, dívida externa, sem reservas, desemprego alto, autoestima no chão, sem esperanças e futuro.

Desconhecimento

Hoje, o país tem o mais baixo desemprego de sua história, mas Aécio desqualifica essa conquista de todos, afirmando que os novos postos de trabalho são de 2,5 salários mínimos, desconhecendo o aumento dos salários reais na última década e a queda expressiva da miséria e da pobreza.

Aécio tem a ousada em falar na educação, uma das grandes conquistas do país nos últimos anos, esquecendo que na era tucana a universidade pública foi sucateada e a privatização avançou. O ensino médio havia sido abandonado e o técnico profissional simplesmente foi esquecido. Ficou como herança a universalização do ensino fundamental.

Com Lula, não apenas a universidade pública foi resgatada, mas também ampliada. O pobre foi à universidade com o ProUni, o novo FIES, o crescimento do emprego e da renda. O ensino técnico é uma realidade e a regulação da universidade privada passou a ser um fato.

Aécio fala de boca cheia de democracia e liberdade de imprensa, mas no seu Estado, Minas Gerais, sufoca a oposição, controla a mídia via publicidade oficial e censura o SindiFisco (Sindicatos dos Auditores Fiscais), que denuncia seu choque de gestão e prova que o Estado vive uma crise fiscal, com alto déficit e endividamento.

Aécio fala em defesa do Ministério Público, mas no seu Estado capturou há tempos o MP Estadual.

Unidade?

Nem mesmo a unidade do PSDB a pacificação do diretório paulista, que ele prega na entrevista, são fatos. Na convenção que elegeu a nova direção paulista, o governador Geraldo Alckmin disse para quem quisesse ouvir: há vários candidatos bons no PSDB para presidente. E  José Serra não citou uma única vez a candidatura de Aécio.

Como vemos da entrevista e da sua declaração bombástica hoje que o PT transformou o país num cemitério de obras inacabadas, em ruínas, entre o que o senador por Minas prega e a realidade, há um abismo. O mesmo abismo que separa o tucanato do povo brasileiro.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sebastião Salgado e sua luta contra a destruição das florestas do planeta Terra.





BLOG O MURAL: A palestra de Sebastião salgado é de tirar o folego, para quem defende a natureza e tudo que nela se encontra, segue a transcrição do Vídeo para quem  não conseguir rodar:  

Devo contar-lhes um pouquinho de minha história, porque estaremos falando disso durante minha palestra aqui. Nasci em 1944, no Brasil, numa época em que o Brasil não era ainda uma economia de mercado. Nasci em uma fazenda, uma fazenda que era mais de 50 por cento floresta tropical [ainda]. Um local maravilhoso. Vivi com pássaros incríveis, animais incríveis, nadei em pequenos rios com jacarés. Aproximadamente 35 famílias viviam nessa fazenda, e tudo que era produzido nessa fazenda, nós consumíamos. Muito poucas coisas iam para o mercado. Uma vez por ano, a única coisa que ia para o mercado era o gado produzido, e fazíamos viagens de mais ou menos 45 dias para chegar ao abatedouro,trazendo milhares de cabeças de gado, e cerca de 20 dias de viagem para voltar à nossa fazenda novamente.
Mas, na época em que estava fotografando isso, passei por um momento muito difícil em minha vida, na maior parte em Ruanda. Vi a brutalidade total em Ruanda. Vi mortes aos milhares por dia, perdi minha fé em nossa espécie. Não acreditava que fosse possível para nós viver muito mais, e comecei a ser atacado pelos meus próprios estafilococos. Comecei a ter infecções em todos os lugares. Quando fazia amor com minha mulher, não tinha esperma que saísse de mim; tinha sangue. Fui ver um médico de um amigo, em Paris,contei-lhe que estava completamente doente. Ele me examinou longamente, e me disse: "Sebastião, você não está doente, sua próstata está perfeita. O que aconteceu é que você viu tantas mortes que você está morrendo. Você tem que parar. Pare. Você tem que parar, do contrário estará morto."
E tomei a decisão de parar. Estava realmente transtornado com a fotografia, com tudo no mundo, e tomei a decisão de voltar para onde nasci. Foi uma grande coincidência. Era o momento em que meus pais se tornaram muito velhos. Tenho sete irmãs. Sou o único homem na minha família, e eles, juntos, decidiram transferir aquela terra para Lélia e para mim. Quando recebemos essa terra, a terra estava tão morta quanto eu. Quando eu era criança, havia mais de 50 por cento de floresta tropical. Quando recebemos a terra, havia menos que meio por cento de floresta tropical, como em toda minha região. Para construir o desenvolvimento, o desenvolvimento brasileiro, destruímos muito de nossa floresta. Como vocês fizeram aqui, nos Estados Unidos, ou fizeram na Índia, em todos os lugares neste planeta. Para construir nosso desenvolvimento, chegamos a uma enorme contradição em que destruímos tudo a nosso redor. Essa fazenda que tinha milhares de cabeças de gadotinha apenas algumas centenas, e não sabíamos como lidar com isso. E Lélia surgiu com uma ideia incrível, uma ideia louca.
E fui ver um bom amigo, que era engenheiro florestal, para preparar um projeto para nós, e começamos. Começamos a plantar, e no primeiro ano perdemos muitas árvores, no segundo, menos, e lentamente, vagarosamente essa terra morta começou a nascer novamente. Começamos a plantar centenas de milhares de árvores, somente espécies do local, somente espécies nativas, com que construímos um ecossistema idêntico àquele que fora destruído, e a vida começou a voltar de uma forma incrível. Foi necessário transformar nossa terra em um parque nacional. Transformamos. Devolvemos essa terra à natureza. Ela tornou-se um parque nacional. Criamos uma instituição chamada Instituto Terra, e construímos um enorme projeto ambiental para levantar dinheiro em todos os lugares. Aqui em Los Angeles, na Bay Area em São Francisco, tornou-se dedutível dos impostos nos Estados Unidos. Levantamos dinheiro na Espanha, na Itália, muito no Brasil.Trabalhamos com muitas empresas no Brasil que colocaram dinheiro neste projeto, o governo. E a vida começou a vir, e tive um grande desejo de voltar para a fotografia, de fotografar novamente. Nessa época, meu desejo era não mais fotografar apenas um animal que eu tinha fotografado toda minha vida: nós. Queria fotografar os outros animais,fotografar as paisagens, fotografar a nós, mas nós no começo, no tempo em que vivíamos em equilíbrio com a natureza. E prossegui. Comecei no início de 2004 e terminei no final de 2011. Criamos uma quantia incrível de fotos, e o resultado -- Lélia fez o 'design' de todos meus livros, o 'design' de todos meus shows. Ela é a criadora de meus shows. E o que queremos com essas fotos é criar uma discussão sobre o que temos que é primordial no planeta e que devemos manter neste planeta, se queremos viver, para ter equilíbio em nossa vida. E eu queria ver a nós quando usávamos, sim, nossos instrumentos de pedra.Nós existimos ainda. Semana passada, estive na Fundação Nacional do Índio, e apenas no Amazonas temos mais ou menos 110 grupos de índios que não foram contatados ainda.Temos que proteger a floresta nesse sentido. E com essas fotos, espero que possamos criar informação, um sistema de informação. Tentamos fazer uma nova apresentação do planeta, e quero mostrar-lhes agora algumas fotos desse projeto, por favor.
Isto é aquilo por que devemos lutar fortemente para manter como está agora. Mas há uma outra parte que devemos reconstruir juntos, construir nossas sociedades, nossa família moderna de sociedades, estamos em um ponto em que não podemos voltar. Mas criamos uma contradição incrível. Para construir tudo isso, nós destruímos muito. Nossa floresta, no Brasil, aquela floresta antiga que era do tamanho da Califórnia, está 93 por cento destruída hoje. Aqui, na Costa Oeste, vocês destruíram sua floresta. Aqui em redor, não? As florestas vermelhas se foram. Foram muito rápido, despareceram. Outro dia, vindo de Atlanta, aqui, dois dias atrás, eu voava sobre desertos que nós fizemos, nós causamos com nossas próprias mãos. A Índia não tem mais árvores. A Espanha não tem mais árvores.
Para o sistema de águas, as árvores são essenciais. Vou dar-lhes um pequeno exemplo que entenderão facilmente. Vocês, pessoas felizes que têm muito cabelo na cabeça, se tomam um banho, leva duas ou três horas para o cabelo secar, se não usam um secador.Para mim, um minuto, está seco. O mesmo acontece com as árvores. As árvores são os cabelos de nosso planeta. Quando chove em um lugar que não tem árvores, em poucos minutos, a água chega à correnteza, traz solo, destrói nossa fonte de água, destrói os rios,e não há umidade para reter. Quando temos árvores, o sistema de raízes segura a água.Todos os galhos das árvores, as folhas que caem criam uma área úmida, e leva meses e meses para que a água vá para os rios, e mantém nossa fonte, mantém nossos rios. Esta é a coisa mais importante, quando pensamos que necessitamos de água para toda atividade na vida.